• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas em MS não devem prejudicar lavouras de milho, diz Aprosoja


Quinta-feira, 23 de julho de 2015 - 06h00

As chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul não devem prejudicar a produtividade das lavouras de milho safrinha no estado, segundo a Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS).


Levantamento feito por técnicos do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA) aponta que o clima atrasou a colheita em algumas propriedades, mas não deve interferir na produtividade.


Alguns produtores estimam produzir 15,0% a mais nesta safra em relação ao ciclo anterior. A média projetada para o estado é de 86 sacas de 60 quilos por hectare na atual temporada.


A geada atingiu locais isolados do sul do estado, porém não prejudicou as lavouras. Já a alta umidade travou a colheita em algumas regiões, ocasionando a demora na retirada de grãos. "O estado enfrentou dias com baixas temperaturas e chuva, o que coincidiu com o período do início da colheita, no dia 25 de junho", afirmou em nota o analista de grãos da entidade, Leonardo Carlott.


A colheita do cereal já alcançou 204,0 mil hectares, o que corresponde a 12,4% de 1,65 milhão de hectares previstos para atual temporada. De acordo com o SIGA, a região Norte está com 18,2% da colheita concluída e a Sul com 7,4%.


Levando em consideração a proporção da área plantada, os municípios mais adiantados são Dourados, Paraíso das Águas, Chapadão do Sul e Coxim.


O cultivo de milho safrinha no estado deve atingir 8,3 milhões de toneladas em 2014/15, mesmo número registrado safra passada. A previsão é que os produtores encerrem a colheita na segunda quinzena de agosto.


Fonte: Agência Estado. 22 de julho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja