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Scot Consultoria

Brasil busca novos negócios com o Peru e com a Colômbia


Quinta-feira, 23 de julho de 2015 - 06h00

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, está em Lima, capital peruana, em busca de novos negócios. Ele participa de encontro com a ministra de Comércio Exterior e Turismo do país vizinho, Blanca Magali Silva Velarde-Álvarez.


O Peru está na lista de 32 países apontados como estratégicos pelo governo brasileiro no Plano Nacional de Exportações, lançado em junho. A Colômbia, que Monteiro visita na quarta-feira (22/7) também é considerada estratégica pelo plano.


O Plano Nacional de Exportações se baseia em cinco estratégias: acesso a mercados, promoção comercial, facilitação de comércio, financiamento de garantias às exportações e aperfeiçoamento do sistema tributário.


Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), entre as ações previstas envolvendo Peru e Colômbia estão negociações para antecipar os cronogramas de desagravação (alívio) de tarifas, concluir de acordos de cooperação, facilitar investimentos e fortalecer mecanismos de comércio bilateral.


Em Bogotá, assim como em Lima, Armando Monteiro se encontrará com uma representante do governo. Ele se reunirá com a ministra do Comércio, Indústria e Turismo colombiana, Cecília Álvarez-Correa. Também abrirá o evento Brasil Tecnológico 2015, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e investimentos (Apex). O evento terá discussões sobre bioenergia, tecnologia, máquinas e equipamentos e rodada de negócios, com participação de 50 empresas brasileiras.


De acordo com dados do ministério, no ano passado, as exportações do Brasil para o Peru somaram US$1,80 bilhão e as importações, US$1,70 bilhão. Os principais produtos vendidos ao país são os manufaturados, ou industrializados, que respondem por 92,0% das vendas totais.


No caso da Colômbia, as exportações brasileiras somaram US$2,38 bilhões em 2014 e as importações, US$1,70 bilhão. Os principais produtos vendidos aos colombianos também são os industrializados, respondendo por 92,6% da pauta.


Fonte: Agência Brasil. 22 de julho de 2015.



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