• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Milho é estocado a céu aberto com atraso no escoamento de soja em MT


Quarta-feira, 22 de julho de 2015 - 06h00

Cerca de 10 mil toneladas de milho se acumulam no pátio de uma cooperativa de agricultores de Sorriso, a 420km de Cuiabá, do lado de fora dos silos, após passar pela secagem dos grãos. A capacidade estática de armazenagem da cooperativa é de 115 mil toneladas, mas os silos ainda estão ocupados com 70 mil toneladas de soja que foram colhidas no início do ano. Por isso, o milho está sendo estocado a céu aberto.


O escoamento da soja atrasou neste ano, reflexo do protesto dos caminhoneiros, que trancou as principais rodovias por onde passa a produção agropecuária em vários estados do país em fevereiro e março deste ano.


Todos os dias, cerca de 120 caminhões chegam cheios de milho para descarregar na cooperativa. Nesse ritmo, a expectativa é que em menos de uma semana, não haja lugar para receber mais carga.


"Devido ao atraso lá atrás, que começou com a greve dos caminhoneiros, e acabou tendo problema de ferrovia e porto, não conseguimos embarcar nada. Então, vem embolando os problemas e ficamos com o milho todo aí estocado", comenta o diretor executivo da cooperativa, Anderson Oro.


Nos últimos oito anos, a capacidade de armazenamento na cooperativa até aumentou. Mesmo assim, o espaço atende apenas a 20% da produção dos 22 agricultores cooperados. Como a colheita do milho dos associados chegou a apenas metade da área plantada, a solução foi encontrar saídas para diminuir o problema, como fazer parcerias com outros armazéns.


"Tem produtores com silos bolsa nas fazendas, mas tínhamos contrato com esse milho que recebemos e que está vendido, pois os contratos foram feitos na cooperativa. Então precisamos receber esse milho para depois embarcar", diz o diretor executivo.


Oro comenta que a expectativa é de que os embarques de milho da cooperativa comecem no início de agosto, mas a maioria será escoada mesmo em setembro, conforme os contratos firmados com os clientes.


O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz, informa que, além da cooperativa, mais dois armazéns de empresas privadas estão mantendo o milho do lado de fora dos silos. Segundo ele, a colheita no município está perto de 70% da área total de 334 mil hectares semeados, mas acredita que os produtores não enfrentarão problemas com a armazenagem a céu aberto neste momento, já que o período é de seca no estado.


 "Quem tem armazém sabe que a colheita está acima da capacidade de armazenamento, mas sabe que não chove nessa época. Tem armazém que na segunda semana de colheita, em junho, já começou a colocar milho para o lado de fora", diz Lenz, que acredita que nesta semana a colheita chegará ao fim no município.


Neste ano, Sorriso deve colher 2,5 milhões de toneladas de milho, 22% a menos que em 2014. Em todo o estado, a safra deve chegar a 20,3 milhões de toneladas, quase 15% acima do que foi colhido no último ano.


Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na última semana, a colheita de milho no estado chegou a 47% da área semeada nesta safra, sendo que o percentual é equivalente a 1,5 milhão de hectares. Foram semeados nesta safra 3,2 milhões de hectares com o cereal em Mato Grosso.


Fonte: Globo Rural. 21 de julho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja