• Domingo, 12 de maio de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rússia abre mercado para leite em pó do Brasil, informa MAPA


Quarta-feira, 8 de julho de 2015 - 17h02

O Ministério da Agricultura (MAPA) informou na quarta-feira (8/7) que a Rússia abriu o mercado para a compra de leite em pó do Brasil. Em nota, a pasta informa que 11 empresas brasileiras receberam autorização para embarcar o produto. As negociações entre os dois países vinham sendo feitas desde fevereiro.


De acordo com o MAPA, o produto fará parte do chamado protocolo de prelisting. Significa que as empresas brasileiras poderão ser autorizadas a exportar sem a necessidade de fiscalização prévia do serviço veterinário russo.


"Temos todas as condições de atingir 50% do mercado russo no médio prazo", afirmou Kátia Abreu, ao se reunir com o ministro da Agricultura da Rússia, Alexander Tkachev, conforma a nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.


O mercado russo importa anualmente 630 mil toneladas de leite em pó - equivalente a US$1,2 bilhões.


Trigo


Em contrapartida, o Ministério da Agricultura informou ter concluído as análises para a liberação das importações de trigo e pescado da Rússia. No caso do cereal, metade do trigo consumido no Brasil é comprada de outros países.


"Atualmente compramos trigo de países que não têm comércio intenso com o Brasil, como o Canadá. Vamos mudar isso e priorizar os mercados que nos oferecem reciprocidade, como é o caso da Rússia, um dos principais destinos de carnes bovina, suína e de aves", disse a ministra Kátia Abreu, na nota.


Fonte: Globo Rural. Por Raphael Salomão. 8 de julho de 2015.


 


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja