• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

OIC: preço médio do café atinge menor nível em maio desde 2014


Sexta-feira, 12 de junho de 2015 - 16h12

Os preços internacionais do café continuaram em trajetória de queda no mês passado em meio à especulação sobre o desempenho da safra brasileira da commodity. A tendência é destaque no relatório mensal da Organização Internacional do Café (OIC), divulgado na quinta-feira (11/6), na capital britânica.


De acordo com indicador da entidade, o preço médio do grão atingiu o menor nível desde janeiro de 2014. O indicador composto da OIC, que indica o preço médio do café, caiu 4,3% em maio na comparação com abril e atingiu 123,49 centavos de dólar por libra-peso no mês passado. Esse é o menor preço médio desde janeiro de 2014, destaca a OIC.


"O preço diário permaneceu relativamente estável na primeira metade do mês, mas então passou a cair de mais de 130 centavos por libra-peso para a mínima de 116,99 centavos, diante da preocupação sobre o abastecimento da safra brasileira", explica o relatório. "Isso sugere que o mercado não tem preocupações imediatas com o abastecimento. Na verdade, uma das grandes tradings já prevê excedente no fornecimento global para a safra 2015/16", diz o relatório.


A especulação aconteceu durante o período em que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a segunda estimativa para a produção no Brasil, que deverá cair 2,3% para 44,3 milhões de sacas, de acordo com o governo brasileiro. "O que está na extremidade inferior do intervalo inicial projetado em janeiro", diz a OIC.


Além da especulação sobre os rumos da safra no Brasil, outro fator brasileiro que influenciou o mercado global é a moeda. "A fraqueza continuada do real brasileiro gerou pressão descendente sobre os preços", diz o relatório, que nota que, apesar da desvalorização do real, as exportações brasileiras caíram ligeiramente em abril. Normalmente, a queda do real torna os produtos brasileiros mais competitivos no exterior, o que pode alavancar os embarques.


Fonte: Estadão Conteúdo. 12 de junho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja