• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima e dólar pressionaram preços de alimentos em maio, diz IBGE


Quinta-feira, 11 de junho de 2015 - 15h37

Problemas climáticos e a taxa de câmbio foram os principais fatores que levaram à alta dos alimentos e sua consequente pressão sobre a inflação no mês de maio. A avaliação foi feira pela coordenadora dos índices de preços ao consumidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes.


Em maio, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial do governo, registrou avanço de 0,74%. No acumulado do ano, o índice de preços avançou 5,3%, e nos 12 meses terminados em maio, a elevação foi de 8,5%. O grupo Alimentação e Bebidas registrou alta de 1,4% no mês passado, com impacto de 0,34% no índice geral, o maior entre os grupos de produtos analisados pelo instituto.


A cebola registrou a maior alta mensal, de 35,6%. Neste ano, o preço aumentou 100,4% e em 12 meses, 87,9%. O tomate subiu 21,4% em maio, 80,4% no acumulado dos primeiros cinco meses do ano e 22,51% em 12 meses. "Esses itens tem sofrido um pouco com o clima, tendo em vista a chuva, que cria umidade nos frutos e isso faz com que o tratamento fique mais caro para os agricultores", Eulina Nunes, coordenadora de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE.


Eulina destacou também a elevação do preço do pão francês, que foi de 1,6% em maio, 5,7% nos primeiros cinco meses do ano 8,0% no período de 12 meses encerrado no mês passado. Já as carnes industrializadas tiveram aumento de 0,9% em maio, 3,2% nos primeiros cinco meses do ano e de 6,9% em 12 meses.


"O dólar influenciou bastante. O pãozinho, o pão francês, tão consumido entre os brasileiros, tem tido seus preços pressionados pelos custos do trigo, que é importado, são cotados em dólar. O dólar tem pressionado também os custos da carne, tendo em vista a exportação", disse.


Entre os alimentos que tiveram baixa no mês de maio, o destaque é a mandioca, com desvalorização de 5,09%. No entanto, o produto ainda acumula alta de 1,1% de janeiro a maio e de 7,1% em 12 meses. O feijão carioca teve baixa de 4,2% no mês passado, mas acumula elevação de 22,9% nos primeiros cinco meses do ano e de 10,1% em 12 meses.


Fonte: Globo Rural. 11 de junho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja