• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

JBS suspende temporariamente operações em Ariquemes - RO


Sexta-feira, 5 de junho de 2015 - 08h23

A JBS decidiu suspender temporariamente as atividades da sua fábrica em Ariquemes - RO. Em nota, a empresa afirma que a paralisação teve início na terça-feira (2/6) e se deve "à baixa disponibilidade de matéria-prima em algumas regiões do país, que tem provocado um sistemático aumento da ociosidade na indústria nacional".


Segundo a companhia, os 267 funcionários da empresa podem optar por transferência para outras unidades da JBS em Rondônia ou mesmo em outros estados. "Para aqueles que não aceitarem a transferência, a JBS promoverá o desligamento e consequente indenização trabalhista, dentro da legislação vigente", afirma a empresa no documento.


A JBS informa que comunicou a suspensão das atividades ao sindicato local da categoria e afirma que ainda mantém operação em cinco unidades em Rondônia, nos municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Porto Velho e Vilhena.


Em maio, a dificuldade em encontrar bois prontos para o abate também levou a JBS a suspender atividade suas unidades em São José dos Quatro Marcos e Araputanga, ambas em Mato Grosso. As paralisações motivaram ação civil pública por parte do Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT - MT).


O processo foi julgado pelo juiz André Molina, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT - 23a. região), que decidiu impedir o frigorífico da JBS em Araputanga de realizar nova dispensa em massa sem negociação prévia com o sindicato local, sob pena de multa de R$10,00 milhões. A suspensão das atividades foi mantida, considerada a justificativa de falta de matéria-prima.


A JBS não é a única do setor a paralisar operações por questões de mercado. Em janeiro deste ano, a Marfrig encerrou atividades em sua fábrica em Rio Verde - GO. Na ocasião, a companhia alegou que a suspensão foi decidida "por motivos estratégicos e de reavaliação de negócio, sem previsão para retomar as operações."


Fonte: Estadão Conteúdo. 3 de junho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja