Cinco frigoríficos de Minas Gerais serão auditados pelo Ministério da Agricultura em junho para verificar se cumprem os requisitos para exportar carne bovina à China, informa a Secretaria de Agricultura do Estado em nota.
O agendamento das inspeções se dá após o governo chinês oficializar, na terça-feira (19/5) o fim do embargo à produção brasileira.
De imediato, oito unidades já têm licença para atender à demanda chinesa por carne bovina, mas o ministério espera que outras 17 fábricas sejam credenciadas em junho.
Para o secretário de Agricultura mineiro, João Cruz Reis Filho, a reabertura é uma oportunidade para que frigoríficos mineiros tenham acesso direto a um mercado em expansão. "O consumo de proteína animal entre os chineses vem crescendo na última década, com a melhoria do poder aquisitivo da população e a urbanização", afirma no comunicado.
Segundo ele, o consumo doméstico de carne bovina na China cresceu 25% entre 2004 e 2014, para um total de 6,9 milhões de toneladas. O secretário afirma, ainda, que a medida é um incentivo para que pecuaristas de Minas Gerais invistam em tecnologias e aumentem a produtividade.
Fonte: Estadão Conteúdo. 20 de maio de 2015.
Carta Grãos e Agricultura - Milho no mundo - Estoques devem ser os menores em 10 anos
Agro Num Instante - Episódio 515 - Carne bovina com preços em queda para junho
Mercado do boi gordo aquecido, apesar das baixas temperaturas
Encontro de Intensificação de Pastagens 2025: o lucro sumiu. Começam as investigações
Receba nossos relatórios diários e gratuitos