• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Contrabando gera prejuízo de R$3 bilhões para indústria de agroquímicos no Brasil


Quarta-feira, 20 de maio de 2015 - 08h18

Um levantamento do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (SINDIVEG) estima que aproximadamente R$3 bilhões são perdidos em função do contrabando de agroquímicos do Paraguai para o Brasil.


A informação foi divulgada em reportagem da TV UOL em que mostra a facilidade com que se pode cruzar a fronteira entre os dois países sem ser barrado pela fiscalização ou mesmo com produtos proibidos em solo brasileiro, como o benzoato de emameticina. Algumas lojas paraguaias clandestinas também oferecem serviço de entrega diretamente ao produtor.


"Isso preocupa o setor. Esses produtos não passaram pelo crivo dos três ministérios. Coloca o risco todo o sistema brasileiro de uso de defensivos legais", afirmou Fernando Henrique Marini, gerente de produto do SINDIVEG.


Após a reportagem, o Ministério Público Federal em Foz do Iguaçu solicitou a abertura de um inquérito na Polícia Federal para investigar os casos de contrabando na fronteira entre os dois países. A Receita Federal do Brasil diz que a fiscalização é feita apenas por amostragem por conta do volume grande de veículos que atravessam diariamente a divisa entre Brasil e Paraguai.


Fonte: Agrolink. Por Leonardo Gottems. 19 de maio de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja