• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Vazio da soja: período de proibição sofreu nova alteração em Mato Grosso


Segunda-feira, 4 de maio de 2015 - 08h50

O período do vazio sanitário da soja, em Mato Grosso, sofreu mais uma alteração. Ao invés de ter início em 1º de maio, conforme Instrução Normativa (IN) publicada em fevereiro, ele foi adiado para 1º de junho, retornando ao que havia sido decretado em janeiro deste ano. O término do período continua sendo no dia 15 de setembro, conforme a Instrução Normativa Conjunta, assinada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF) e do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA/MT).


De acordo com o INDEA/MT, o adiamento foi necessário e é uma excepcionalidade prevista na IN e se dá em função do atraso do plantio da safra 2014/15 de soja em decorrência a falta de chuvas entre setembro e outubro do ano passado. Com o atraso no plantio houve um retardo natural na colheita e assim, na conclusão deste ciclo, em todo o estado. Até o ano passado, o período proibitivo tinha início em 15 de junho e seguia até 15 de setembro. Durante os mais de 100 dias de vigência, fica proibida a existência de plantas vivas de soja, sejam elas frutos de plantio de safrinha, bem como de restos culturais, as chamadas plantas guaxas.


A alteração no zazio mato-grossense tem como objetivo minimizar os efeitos da ferrugem asiática - já que os esporos da doença se mantêm ativos de uma safra para outra na medida em que há plantas vivas de soja para garantir abrigo e alimento - e consequente não permitir a realização de safrinha de soja. Em janeiro deste ano, uma IN determinou o dia 1º de junho como início do vazio da soja. Em fevereiro, uma nova IN antecipou o período proibitivo para 1º de maio. No ano passado a adesão à safrinha foi recorde, mais de 100 mil hectares plantados e foi justamente essa movimentação que levou à necessidade de rever o período do vazio, demanda vinda da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV/SFA/MT).


Argumentos


De acordo com o INDEA/MT, o pedido de prorrogação partiu da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), sob o argumento das dificuldades registradas na semeadura dessa safra, o que levou muitos produtores a plantar o oleaginosa após o fim da janela ideal, já em novembro do ano passado. Ainda como explica o Instituto, o adiamento do vazio passou pela análise da CDSV/SFA/MT.


Fonte: Diário de Cuiabá. Por Marianna Peres. 1 de maio de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja