• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores venderam 48% da safra de soja no Paraná


Quinta-feira, 30 de abril de 2015 - 08h29

O Departamento de Economia Rural (DERAL), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, calcula que os produtores paranaenses comercializaram até agora 8,1 milhões de toneladas de soja, que correspondem a 48% da safra estimada em 16,9 milhões de toneladas e que já está toda colhida.


Segundo o economista Marcelo Garrido, o volume negociado até agora é praticamente o mesmo que havia sido comercializado na mesma época do ano passado, quando 49% já haviam sido comprometidos. No entanto, ele observa que safra atual é maior que a colhida em 2013/14 e o volume comercializado naquela ocasião havia sido estimado em 7 milhões de toneladas.


Os levantamentos do DERAL mostram que os produtores paranaenses estão recebendo R$57 pela saca de 60kg de soja, valor 8,1% abaixo dos R$62 praticados no final de abril do ano passado. Garrido observa que a colheita está na América do Sul e as expectativas agora se voltam para confirmação da área que será semeada pelos produtores norte-americanos. Os dados serão divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na próxima terça-feira.


O economista lembra que a mais recente estimativa divulgada pelo DERAL, referente ao mês de abril, aponta para uma produção recorde de soja no Paraná. O volume de 16,9 milhões é 16% superior aos 14,6 milhões produzidos na safra 2013/14. A área cultivada com a oleaginosa também foi recorde e somou 5,1 milhões de hectares, volume 4% superior as 4,9 milhões cultivadas na safra 2013/14.


Fonte: Globo Rural. Por Venilson Ferreira. 29 de abril De 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja