• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IMEA prevê queda de 14,8% na oferta de algodão em Mato Grosso


Quarta-feira, 29 de abril de 2015 - 08h48

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou seu segundo relatório de oferta e demanda de algodão, no qual prevê queda de 14,8% na disponibilidade da pluma, para 857,8 mil toneladas na safra 2014/15. Os técnicos do IMEA explicam que a queda se deve à queda em torno de 14% tanto da área cultivada (para 552.786 hectares) como da produção (para 856.184 toneladas).


Segundo eles, a retração se deve ao desestimulo provocado pelos baixos preços ao longo do ano passado, principalmente em meados do primeiro semestre, período de planejamento da safra, quando as cotações estavam em R$54,93/arroba, valor 8,5% inferior ao ponto de equilíbrio entre receita e custo de produção.


Os técnicos comentam "pelo menos, existe procura por essa pluma". A demanda pelo algodão mato-grossense é estimada pelo IMEA em 850 mil toneladas, que corresponde a mais de 99% da oferta estimada. Pelos cálculos do IMEA 42,6% (362 mil toneladas) se destinam à exportação e 442,5 mil toneladas seriam consumidas dentro das fronteiras brasileiras, resultando em estoques finais de 7,8 mil toneladas de pluma em Mato Grosso.


Em relação ao desenvolvimento das lavouras, os técnicos comentam que as previsões da consultoria Somar Meteorologia indicam que o regime hídrico deve ser o ideal nesta safra, com exceção de Rondonópolis, onde se espera um déficit de 70 mm no final de ciclo da pluma, "o que não preocupa tanto, já que janeiro e fevereiro foram bons meses". Eles consideram o cenário favorável, "pois não existem expectativas de chuvas prejudiciais como no ano passado. Cabe ao produtor realizar o manejo para tirar o máximo de seus campos".


Fonte: Globo Rural. Por Venilson Ferreira. 27 de abril de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja