• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Caminhoneiros ameaçam retomar bloqueios


Sexta-feira, 27 de março de 2015 - 08h21

Representantes dos transportadores de cargas e do governo federal se reuniram em Brasília na quinta-feira (26/3) para tratar da pauta de reivindicação dos caminhoneiros, apresentada durante as manifestações que pararam as rodovias de todo o país entre o final de fevereiro e início de março deste ano.


Entre as novas demandas dos motoristas está a prorrogação por 12 meses do pagamento dos financiamentos de veículos e que estariam com alto nível de inadimplência por causa da crise que afeta o setor, devido à queda nos preços do frete.


Os caminhoneiros alegam que não estão tendo receita para quitar as dívidas.


Além disso, a categoria pede a criação de uma tabela de preço mínimo para o frete. O assunto gera polêmica. As indústrias do agronegócio alegam que isso é inconstitucional e que nesse caso a lei de livre comércio seria infringida.


A categoria também espera que o governo reveja as alíquotas de impostos como o ICMS, PIS e Cofins.


"Hoje é o dia D, em que o governo vai apresentar o pacote de medidas para amenizar a crise do transporte. Se nenhum pedido for atendido, a categoria vai se reunir e decidir se volta a bloquear as rodovias", diz o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Cargas (ATC) de Mato Grosso, Miguel Mendes. Ele é um dos participantes da reunião com o governo.


Participam também os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Jorge Bastos.


Fonte: Globo Rural. Por Cassiano Ribeiro. 26 de março de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja