• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Dólar estimula negociações de milho em fevereiro


Quarta-feira, 11 de março de 2015 - 08h27

As vendas de milho em fevereiro tiveram influência da valorização do dólar, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). No total, foram comercializadas cerca de 1,28 milhão de toneladas em fevereiro, atingindo até o momento 42,0% da produção total estimada da safra futura.


Já as vendas da safra disponível alcançaram um ritmo menor, sendo comercializadas em fevereiro cerca de 362,0 mil toneladas, pois, com a janela de exportação voltada para a soja no momento, o milho que ainda se encontra disponível no mercado vem atendendo, quase que exclusivamente, a demanda interna.


Segundo o IMEA, se espera que no curto prazo o dólar continue neste ritmo de alta, valorizando assim os preços internos e possibilitando que os produtores do cereal fechem negócios mais remuneradores.


Fevereiro


Mesmo com as greves dos caminhoneiros, as exportações de milho mato-grossense trouxeram um número positivo para fevereiro. As 708,58 mil toneladas representaram uma elevação de 18,2% no comparativo com o mesmo período do ano passado.


Dados do IMEA mostram que o porto de Santos merece destaque no aumento. O porto exportou 212,83 mil toneladas a mais do cereal em relação a fevereiro de 2014, aproveitando, assim, o espaço deixado pela soja, pois a oleaginosa viu seu volume exportado pelo porto em questão retrair 394,60 mil toneladas.


Já em Manaus, cujos números dependem parcialmente da região oeste de Mato Grosso, o cenário foi inverso. Nesta região a colheita da oleaginosa, que costuma ser antecipada, conseguiu disponibilizar o produto mais rapidamente no mercado, diminuindo ainda mais o espaço do milho. Já é esperado que nos próximos meses as exportações de milho declinem drasticamente, mas, dado o bom resultado de fevereiro, o declínio pode ser ainda maior.


Fonte: Rural BR. 10 de março de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja