• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Plantio do milho safrinha atinge 85,2% da área em MT


Segunda-feira, 9 de março de 2015 - 08h17

O plantio do milho safrinha avançou 21 pontos percentuais nesta semana em Mato Grosso e atingiu 2,41 milhões hectares, que correspondem a 85,2% em relação à área total projetada em 2,83 milhões de hectares pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Os trabalhos estão atrasados em relação ao mesmo período do ano passado, quando 91,6% da área estimada já estava semeada.


As condições climáticas, que retardaram a implantação das lavouras e na colheita da soja, estão tendo reflexo na semeadura do milho safrinha, que devido ao atraso agora está sendo finalizada fora da janela ideal de plantio. Os técnicos do IMEA previam que nesta semana o ritmo do plantio seria mais intenso, para atenuar os riscos de possíveis perdas em função da expectativa de baixos volumes de chuva a partir de abril, mas o desempenho ficou abaixo da semana passada.


O levantamento do IMEA, que é vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), mostra que nesta semana foram semeados 594,20 mil hectares, enquanto na semana anterior foram plantados sobre 698,90 mil hectares. Apenas na região noroeste de Mato Grosso, onde 96,0% da área projetada já foi semeada, os trabalhos estão mais adiantados em relação ao mesmo período do ano passado (93,7%). O atraso é mais expressivo na região norte, onde a defasagem é de 26 pontos percentuais, com plantio até agora de 70,0%.


Na região do médio-norte, maior produtora com 45,0% da área cultivada com milho safrinha em Mato Grosso, os trabalhos estão 10,8 pontos percentuais defasados em relação ao ano passado, com plantio até agora de 1,05 milhão de hectares, que corresponde a 90,4% da área total projetada de 1,28 milhão de hectares. Na região sudeste, segunda maior produtora, a defasagem é de 4,1 pontos percentuais, com semeadura de 517,5 mil hectares, que representa 89,9% dos 603 mil hectares previstos pelo IMEA.


Fonte: Globo Rural. Por Venilson Ferreira. 6 de março de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja