• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cenário externo é saída para algodão brasileiro, diz IMEA


Quinta-feira, 5 de março de 2015 - 08h15

O Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou em seu boletim semanal que a queda no nível da atividade econômica e as projeções de Produto Interno Bruto (PIB) negativo estão impactando na fabricação de produtos têxteis no Brasil.


A saída, segundo a instituição, é apostar no mercado externo para negociar o algodão nacional. De acordo com o Imea, as indústrias são dependentes do consumo interno, que está sendo desestimulado devido às "ações governamentais, tais quais a alta nos juros e até mesmo aumento na carga tributária". A previsão para economia brasileira em 2015 é de estagnação ou até mesmo uma retração, o que pode influenciar mais a indústria têxtil, afetando a produção e diminuindo a demanda por matéria-prima.


Cotações


O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) informou na quarta-feira (4/3), no entanto, que o mercado de algodão teve boa liquidez em fevereiro. Os compradores estiveram ativos para destinar a pluma tanto para o mercado interno quanto para o externo; parte desses agentes tem sido flexível também quanto à qualidade dos lotes, favorecendo os fechamentos.


Segundo o CEPEA, cotonicultores dividem sua atenção entre o manejo e/ou a comercialização de soja, milho e algodão, mantendo-se firmes nos valores pedidos pela pluma, principalmente para os lotes de melhor qualidade (41-4 e superior). Entre 24 de fevereiro e 3 de março, o Indicador CEPEA/Esalq com pagamento 8 dias, referente à pluma 41-4, posta em São Paulo, registrou alta de 1,6%, a R$1,7350/lp.


Em fevereiro, o Indicador subiu 2,49% e a média do mês, de R$1,6917/lp, ficou 0,61% maior que a de janeiro/15, mas 27,8% inferior à de fevereiro/14 (valores atualizados pelo IGP-DI de Jan/15).


Fonte: Rural BR. 4 de março de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja