• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Aprosoja-MT aposta em aceleração da colheita de soja nesta semana


Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 - 08h22

A chuva deve dar uma trégua e a colheita da safra 2014/15 de soja em Mato Grosso deve acelerar nesta semana. A expectativa foi manifestada em nota da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja-MT), na terça-feira (24/2). Com base em informações da Somar Meteorologia, a entidade informou que, pelo menos até esta quinta-feira (26/2), há pouca possibilidade de precipitações, o que favorece a passagem das máquinas pelas lavouras.


A previsão foi divulgada em um momento de preocupação com o ritmo da colheita da soja no Estado. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), na semana passada, o avanço foi de apenas 9,9 pontos percentuais e a área 7,0 milhões de hectares. Segundo o IMEA, em comparação com a safra 2013/14, o atraso na colheita é de 12,4 pontos percentuais. Em 20 de fevereiro do ano passado, o instituto registrava 47,3% de área colhida.


"Isso se deve às chuvas que atrasaram o plantio no final do ano passado e, consequentemente, a colheita", destaca a Aprosoja-MT na nota. Nas regiões Oeste e Sul de Mato Grosso, a colheita estaria até cinco dias atrasada, segundo relatos de dirigentes regionais da entidade. Ainda de acordo com a Associação, a qualidade da soja está prejudicada. No leste do Estado, por exemplo, agricultores relatam perdas de 10,0% a 15,0% de produtividade.


Fonte: Globo Rural. 24 de fevereiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja