• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Abisolo diz que alta do dólar deve ser repassada à cadeia agropecuária


Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 - 08h24

O segmento de nutrição vegetal é um dos poucos do agronegócio que consideram o atual nível do dólar como "desfavorável" à cadeia agropecuária e avaliam como inevitável o repasse da alta da moeda norte-americana aos produtos.


"O dólar valorizado é interessante nesse momento de venda da safra, mas quando houver a compra dos insumos o produtor verá que esse patamar não é favorável para qualquer segmento", disse Gustavo Branco, direto Técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).


"É necessária uma correção para baixo", acrescentou. Segundo ele, a alta de quase 8,0% em 2015 e de 20% no dólar em um ano "inevitavelmente" chegará aos preços dos produtos comercializados pelas empresas associadas à entidade. As empresas do setor faturaram R$3,5 bilhões no ano passado e têm um crescimento médio de 12,0% ao ano.


O segmento depende entre 50,0% e 95,0% de insumos importados na formulação dos produtos comercializados. "No começo deste ano há uma estabilização nos preços porque houve realização de estoques e redução nas margens. Mas o repasse será inevitável no futuro", explicou Branco.


Aliado a um cenário macroeconômico negativo, com alta em custos como combustível e energia e nos financiamentos, após o aumento da taxa básica de juros, a Abisolo espera que o segmento de nutrição vegetal de alta tecnologia ainda cresça entre 6,0% e 8,0% em 2015. "É um crescimento que segue junto com o aumento quase inercial da produção brasileira", justificou o executivo.


Fonte: Estadão Conteúdo. 19 de fevereiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja