• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Atenção produtores: recursos do Moderfrota podem acabar antes do fim da safra, aponta indústria


Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015 - 08h41

Os R$3,70 bilhões programados no Plano Agrícola e Pecuário (PAP) para o Moderfrota, linha de crédito oficial disponível para renovação de tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas, podem ser insuficientes para financiar a compra dos produtos até o final da temporada 2014/2015, que se encerra em junho. Apesar da previsão de desaceleração no comércio desse segmento, a indústria acredita que pode haver forte procura pela compra de maquinários neste primeiro semestre, diante da situação econômica do país e de possíveis aumentos nas taxas de juros a partir de julho, quando começa oficialmente o ciclo 2015/2016.


Hoje o Moderfrota é o único programa que ainda oferece juros de 4,5% ao ano e financiamento de até 90,0% do valor de compra. O Programa de Sustentação de Investimento (PSI), que no ano passado oferecia as mesmas condições, neste ano voltou a cobrar 7,0% ao ano do valor financiado e agora participa com somente 50,0% da compra. "Se mantivermos o ritmo de vendas, o recurso pode se esgotar até a renovação do plano safra", afirma o gerente de vendas da Valtra, Luiz Cambuhy.  "O valor deve alcançar as vendas no máximo até abril. Isso já considerando a expectativa (de queda) para este ano. Ou seja, faltariam cobrir dois meses do primeiro semestre. Salvo se forem realocados valores suplementares", acrescenta o diretor comercial da Massey Ferguson, Carlito Eckert.


Termômetro


Mesmo com a desvalorização das commodities agrícolas, especialmente da soja e do milho, os fabricantes de máquinas agrícolas dizem que a demanda pelos produtos está aquecida. As empresas estão testando os ânimos do mercado no Show Rural, feira de tecnologia que abre o calendário de exposições do país e ocorre em Cascavel (Oeste do Paraná) até sexta-feira (6/1).


"Está melhor do que a gente esperava do ponto de vista de negociações. Nossa meta era nos manter no mesmo patamar de vendas de 2014. Se os próximos dias continuarem com o mesmo ritmo de negociações, bateremos nossa meta e vamos superar as expectativas", afirma o vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessandro Maritano. Segundo o executivo, a marca faturou R$200,00 milhões em negócios realizados dentro do evento no ano passado.


Os representantes das empresas ressaltam ainda que, embora os grãos estejam em baixa no mercado internacional, o dólar tem sustentado os preços em patamares ainda remuneradores para o campo, o que favorece investimentos na compra de maquinários.


Fonte: Globo Rural. Por Cassiano Ribeiro. 6 de fevereiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja