• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

2015 será mais um ano turbulento para a indústria da carne suína


Terça-feira, 27 de janeiro de 2015 - 08h13

O relatório do primeiro trimestre do Rabobank, sobre a indústria de carne suína prevê que 2015 continuará sendo um ano turbulento, com a incerteza sobre a possível recorrência do vírus da Diarreia Epidêmica Suína (PEDv), a Febre Suína Africana (ASF), o embargo russo e da evolução da taxa de câmbio em todo o mundo.


De acordo com o relatório, o mercado de suínos global tem experimentado uma mistura em 2014, conduzindo às maiores altas de preços nas Américas e partes do sudeste da Ásia, e a proibição russa induzindo um ambiente de super oferta na UE, sem mencionar um enfraquecimento contínuo na China.


"Impulsionada pelo crescimento da produção, após a PEDv, o Rabobank espera mais um esfriamento dos mercados, em decorrência da pressão sobre os preços do primeiro trimestre deste ano", diz Albert Vernooij, analista de proteína animal, Rabobank.


Nos EUA e no México, após a disseminação do vírus, o tamanho da recuperação vai ditar os mercados locais, com a recuperação da produção e o declínio dos preços. Especialmente nos EUA, o aumento da competitividade dos preços será parcialmente compensado pelo dólar fortalecimento. No entanto, mesmo em declínio, a perspectiva da rentabilidade para o produtor permanece positiva.


As expectativas da UE continuam fracas para o primeiro trimestre de 2015, com a continuidade do consumo pressionado. Os únicos sinais positivos são a queda do valor do euro e as negociações retomadas na Rússia, com países da UE para reabrir parcialmente o mercado, sendo que ambos vão apoiar as exportações.


Brasil e China vão experimentar um primeiro trimestre positivo. A indústria brasileira será suportada pela procura interna e das exportações positivas. Na China, o declínio no rebanho de matrizes será apenas parcial, compensado pelo aumento da produtividade, resultando na pressão da produção de que deve sustentar os preços.


Fonte: Pork World. 26 de janeiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja