• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CNC diz que safra de café pode ficar abaixo da previsão da CONAB


Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 - 08h21

O Conselho Nacional do Café (CNC), que reúne entidades representativas dos cafeicultores, disse em nota que a safra brasileira de café deve ficar em patamares abaixo das estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).


No primeiro levantamento da safra de café 2014/15, divulgado pela CONAB nesta semana, a produção foi estimada entre 44,11 milhões a 46,61 milhões de sacas de 60kg. No patamar inferior a queda seria de 2,7% em relação à safra passada e no superior haveria aumento de 2,8%.


Na semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou sua estimativa de colheita de 45,50 milhões de sacas de café, que está em linha com as previsões da CONAB.


A entidade argumenta que os volumes projetados pelos órgãos oficiais levam em conta os levantamentos de campo realizado em dezembro e por isso não reflete "novo veranico que vem se estabelecendo sobre o cinturão cafeeiro do Brasil". A falta de chuvas atinge cafezais principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.


Segundo o CNC, os meses de janeiro e fevereiro fundamentais para o desenvolvimento dos grãos e lembra que a exemplo do ano passado condições climáticas são de temperaturas muito elevadas, com escassez de chuvas e déficits hídricos no solo, "que certamente trarão novo prejuízo para a produção". A CNC informou que contratou a Fundação Procafé para realizar um levantamento de campo ainda neste mês, "para apurar as perdas iniciais que o novo veranico trará à safra deste ano".


Fonte: Globo Rural. Por Venilson Ferreira. 16 de janeiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja