• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Confirmado 1º foco de ferrugem asiática na soja na região dos Chapadões


Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 - 09h00

Foi confirmado o primeiro foco de ferrugem asiática na cultura da soja do ciclo 2014/15 na região dos Chapadões. O diagnóstico foi feito pela pesquisadora da Fundação Chapadão Alexandra Botelho com folhas procedentes da cultivar Anta 82, no estágio R5 (fase de enchimento de grãos) do município de Chapadão do Sul - MS.


Sobre a amostra já haviam sido feitas as primeiras aplicações de fungicida específico contra a doença. Os produtores já haviam sido alertados sobre a possível ocorrência da ferrugem, em função da umidade e temperatura do clima.


O pesquisador e diretor executivo da Fundação Chapadão, Edson Borges, ressalta que deve se prosseguir com o monitoramento para determinar a necessidade de aplicação de fungicida e o produto a ser utilizado. Além disso, ele recomenda a adoção do manejo antirresistência com as ações definidas pelo Consórcio Antiferrugem, como por exemplo o uso de misturas comerciais de dois ou mais fungicidas com distintos modos de ação.


Outra medida de manejo pré-definida é não utilizar mais que duas aplicações consecutivas do mesmo produto. Além disso, os fungicidas devem ser usados de forma preventiva, evitando aplicações em alta pressão de doença e de forma curativa.


Fonte: Agrolink.  Por Leonardo Gottems. 2 de janeiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja