• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Crise russa afeta vendas de carne brasileira ao país


Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 08h36

A crise da economia russa diante dos embargos econômicos e da queda do preço do petróleo começa a repercutir nas exportações brasileiras de novembro e dezembro.


A situação econômica da Rússia está revertendo parte dos ganhos que o Brasil conquistou diante da crise entre o Ocidente e Moscou. No mês passado, as vendas nacionais para o mercado russo caíram 44,2%, depois de registrar alta de 16,0% e 12,0% em setembro e outubro, respectivamente. O setor de commodities foi o mais prejudicado neste fim de ano, com queda de 50,0%.


Em agosto, a União Europeia adotou o maior pacote de sanções contra Moscou desde o fim da Guerra Fria. As medidas tinham a meta de forçar o presidente Vladimir Putin a desistir de apoiar separatistas na Ucrânia. Mas, em retaliação, o governo de Moscou fechou seu mercado para as exportações agrícolas da Europa e dos EUA.


Para substituir os produtos fornecidos pelos americanos, principalmente a carne, a Rússia foi buscar alternativa no Brasil e na América do Sul. Por isso, no acumulado do ano, as exportações brasileiras à Rússia estão 32,0% acima do valor de 2013. No setor de carne suína, a alta é de 117,0%; no de frango, de 120,0%.


De acordo com Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a tendência de alta já começou a se reverter - reflexo direto da piora das condições da economia russa.


Mercado


O dia começou com o anúncio de alta na taxa de juros da Rússia, que está em 17,0%. O rublo tomou fôlego de manhã e durante todo o dia sofreu queda. O preço do barril do petróleo ficou abaixo de US$60,00, o pior nível dos últimos cinco anos. A moeda registrou a pior queda desde a crise financeira de 1998, à medida que a confiança no banco central evaporava após uma ineficaz elevação da taxa de juros.


O rublo começou a ser negociado cerca de 10,0% mais forte ante o dólar após o banco central russo elevar os juros em 6,5 pontos percentuais, mas reverteu ganhos e caiu a mínimas recordes, levando a desvalorização ante o dólar neste ano para mais de 50,0%. 


O presidente Vladimir Putin culpou especuladores e o Ocidente pelas quedas no preços do petróleo e do rublo. Um rublo fraco representa um enorme teste para Putin, já que isso impulsiona a inflação. 


- O banco central (russo) terá grandes dificuldades para estabilizar o rublo enquanto continuarem as fortes vendas generalizadas de petróleo, disse o economista do Danske Bank Vladimir Miklashevsky, em nota.


O BC já gastou cerca de 80 bilhões de dólares para defender o rublo neste ano até agora. O país ainda tem cerca de US$416,00 bilhões de dólares em reservas internacionais. Em 1998, o rublo sofreu um colapso em questão de dias, forçando a Rússia a declarar moratória de sua dívida. Embora as finanças públicas e as reservas internacionais sejam muito mais saudáveis agora do que em 1998, analistas dizem que o país está à beira de uma crise total do câmbio.


Indonésia


Além de perder terreno na Rússia, os exportadores brasileiros têm dificuldades para negociar a entrada do frango na Indonésia. Ontem, a diplomacia brasileira iniciou consultas na OMC com o governo de Jacarta por causa das barreiras impostas sobre o frango nacional. Segundo Turra, os indonésios não trouxeram qualquer tipo de proposta concreta e apenas indicaram que querem negociar. Tudo indica que o caso será levado aos tribunais.


Fonte: Canal Rural. 16 de dezembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja