• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda do preço provoca redução da área plantada com algodão em Mato Grosso


Terça-feira, 16 de dezembro de 2014 - 08h49

Os agricultores começaram a fazer o plantio do algodão em Mato Grosso. A previsão é de redução da área cultivada com a cultura em relação à safra passada.


A terra recebe primeiro o adubo. Em seguida, vão as sementes. As plantadeiras também estão prontas para trabalhar. Pelas próximas semanas serão usadas duas máquinas para semear a lavoura na fazenda São José, em Poxoréu, no sudeste de Mato Grosso. "A gente hoje está com cinco mil hectares. Na safra anterior foram 5,30 mil", compara o gerente de produção Antônio Correa.


Além de o tempo ter atrapalhado os planos dos produtores que pretendiam plantar algodão depois de colher a soja, a desvalorização da pluma de uma média de 25,0% em um ano também pesou na decisão de muitos agricultores.


Nesta safra a previsão é de queda na área destinada às lavouras de algodão em Mato Grosso. A estimativa preliminar da associação que representa os produtores no estado é de que o recuo seja de aproximadamente 12,0% em relação ao que foi plantado no ano anterior.


Os associados da cooperativa em Primavera do Leste vão plantar quase dez mil hectares a menos de algodão. O gerente comercial explica que a preocupação com o mercado da pluma não envolve apenas os preços atuais. "Na hora da colheita estamos vendo mercado de US$0,62, comparado com o que vinha em períodos anteriores, acaba desanimando um pouco na hora do plantio", diz Jaison Vavassori.


Se a redução prevista for confirmada, a área do algodão em Mato Grosso ficará em torno de 570,0 mil hectares. O plantio deve se intensificar em janeiro.


Fonte: Estadão Conteúdo. 15 de dezembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja