• Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Queda do preço provoca redução da área plantada com algodão em Mato Grosso

Em um ano, valor da pluma acumulou desvalorização de 25,0% em média. Área do algodão deve ficar em torno de 570 mil hectares no estado.


Os agricultores começaram a fazer o plantio do algodão em Mato Grosso. A previsão é de redução da área cultivada com a cultura em relação à safra passada.

A terra recebe primeiro o adubo. Em seguida, vão as sementes. As plantadeiras também estão prontas para trabalhar. Pelas próximas semanas serão usadas duas máquinas para semear a lavoura na fazenda São José, em Poxoréu, no sudeste de Mato Grosso. "A gente hoje está com cinco mil hectares. Na safra anterior foram 5,30 mil", compara o gerente de produção Antônio Correa.

Além de o tempo ter atrapalhado os planos dos produtores que pretendiam plantar algodão depois de colher a soja, a desvalorização da pluma de uma média de 25,0% em um ano também pesou na decisão de muitos agricultores.

Nesta safra a previsão é de queda na área destinada às lavouras de algodão em Mato Grosso. A estimativa preliminar da associação que representa os produtores no estado é de que o recuo seja de aproximadamente 12,0% em relação ao que foi plantado no ano anterior.

Os associados da cooperativa em Primavera do Leste vão plantar quase dez mil hectares a menos de algodão. O gerente comercial explica que a preocupação com o mercado da pluma não envolve apenas os preços atuais. "Na hora da colheita estamos vendo mercado de US$0,62, comparado com o que vinha em períodos anteriores, acaba desanimando um pouco na hora do plantio", diz Jaison Vavassori.

Se a redução prevista for confirmada, a área do algodão em Mato Grosso ficará em torno de 570,0 mil hectares. O plantio deve se intensificar em janeiro.

Fonte: Estadão Conteúdo. 15 de dezembro de 2014.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja