• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Entidade projeta safra recorde de 6,5 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso do Sul


Segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 - 08h47

O plantio da safra 2014/15 de soja foi encerrado em Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, segundo o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), da Associação dos Produtores da oleaginosa no estado (APROSOJA/MS).


A área cultivada atingiu os 2,3 milhões de hectares, 120,0 mil hectares a mais que na temporada anterior, e a projeção da entidade é que a produção seja a maior da história sul-mato-grossense, superando os 6,5 milhões de toneladas.


Segundo o coordenador técnico da APROSOJA/MS, Lucas Galvan, mesmo com o atraso de 10 a 15 dias no plantio da oleaginosa, provocado pela estiagem nas principais regiões produtoras do estado em outubro, o plantio foi concluído com êxito e a expectativa é de uma grande safra.


Na estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) nesta quarta-feira (10/12), a projeção para a oleaginosa é ainda mais otimista. Além do aumento de área, a estimativa também aponta para um incremento de 5,6% na produtividade que deve passar de 2.900 quilos por hectare (48,3 sacas por hectare) para 3.062 quilos por hectare (51 sacas por hectare).


Com ampliação das lavouras e do rendimento, a perspectiva da CONAB é que a produção atinja as 7,0 milhões de toneladas do grão.


A previsão da APROSOJA/MS é que a colheita da soja comece no fim de janeiro e se estenda até meados de março, o que pode afetar o desempenho da safrinha de milho, já que a cultura ficará mais exposta a ação de fatores climáticos, como as geadas, por exemplo.


Fonte: G1. Por Anderson Viegas. 12 de dezembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja