• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estiagem atrasa o início dos tratos culturais nas lavouras de café em Minas Gerais


Segunda-feira, 17 de novembro de 2014 - 08h18

Mesmo com a volta da chuva ainda tímida, a situação é preocupante nas lavouras de café do sul de Minas Gerais.


Do início do ano até agora, choveu apenas 40,0% do esperado para o período e uma lavoura de 60 hectares, em Três Pontas, sofre os efeitos. A produção deste ano foi 25,0% menor que a da safra de 2013 e para 2015, a preocupação é ainda maior, já que os galhos das plantas cresceram pouco e a florada foi irregular.


As chuvas que caíram na região ainda não foram suficientes para umedecer o solo. A terra está seca e segundo dados da Fundação Procafé, este ano choveu, em média, 60,0% menos que no mesmo período do ano passado.


Além de provocar a queda na produção, a estiagem também deixou o cafezal mais fraco, facilitando o ataque de pragas e o aparecimento de doenças, e sem chuvas, está ainda mais difícil fazer os tratos culturais, como a adubação de solo, que ajuda a proteger a planta.


Na fazenda de José Márcio Rocha, em Campo do Meio, o cafezal está recebendo as adubações com um mês de atraso por causa da seca. O solo precisa de umidade para conseguir absorver os nutrientes e os trabalhos só começaram graças a chuva que caiu nos últimos dias.


Para André Luiz Garcia, agrônomo, para que as lavouras se recuperem é preciso chover muito nos próximos meses. "Nós precisamos de 400 milímetros de chuva até dezembro em quantidade moderada, também não adianta vir chuva pesada".


Fonte: Globo Rural. Por Manoela Borges. 14 de novembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja