• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MAPA prorroga emergência fitossanitária no oeste da Bahia


Quarta-feira, 5 de novembro de 2014 - 09h34

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prorrogou por um ano o prazo de vigência da emergência fitossanitária no oeste da Bahia devido ao intensivo ataque da Helicoverpa armigera. No ano passado, a região foi declarada como emergência fitossanitária e recebeu a implementação do plano de supressão da praga.


Em nota, Luís Rangel, do Departamento de Sanidade Vegetal, afirmou que a renovação dará maior segurança ao agricultor. "Durante a safra 2014/15, ele terá as ferramentas de manejo ainda disponíveis para conviver com a praga. É muito importante que os instrumentos de controle sejam estabilizados para que, no final da emergência, possamos conviver com a Helicoverpa de uma maneira sustentável".


Segundo ele, é provável que outros Estados que declararam emergência, como Maranhão, Mato Grosso e Goiás, também tenham o prazo prorrogado. "As cidades que não declararam podem demandar ao Ministério um pedido a ser analisado, por meio do nosso sistema disponível no portal do MAPA na Internet".


A Helicoverpa se alimenta dos grãos em formação na planta, como brotos e frutos, desde os estágios iniciais até a fase de maturação do vegetal, causando danos às culturas. As lavouras mais prejudicadas são as de soja, milho e algodão.


No último ano, o MAPA adotou medidas para o monitoramento e controle da praga, como o uso de armadilhas, iscas ou outros métodos de controle físico, além de biológico e químico. A utilização de cultivares que restringem ou eliminam as populações da praga também foi uma das ações aplicadas.


Fonte: Globo Rural. 4 de novembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja