• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Índice de Confiança do produtor recua 12,2% no trimestre


Quarta-feira, 5 de novembro de 2014 - 09h29

O Índice de Confiança do Produtor Rural (ICPRural), medido trimestralmente pelo Programa de Pesquisas em Agronegócios da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (AgroFEA), ficou em 60,3 pontos em outubro, queda de 12,2% ante os 68,7 pontos do levantamento de julho.


Em outubro de 2013, o indicador apontava 89,8 pontos, também abaixo dos 100 pontos, valor limite entre o pessimismo (abaixo) e o otimismo (acima) dos produtores.


Segundo os pesquisadores da AgroFEA, o desempenho em outubro mostra os produtores rurais um tanto quanto pessimistas para a atual safra.


Os valores obtidos foram os menores registrados diante de todas as outras rodadas do índice. Um dos indicadores utilizados no cálculo do ICPRural, o de preços, ficou em 47,4 pontos em outubro, ante 60,8 pontos de julho, reflexo da queda do valor comercial e da produtividade em virtude do tempo de extrema seca, que é desfavorável durante a safra e atrasa a plantação, aliado a fatores econômicos externos.


O subíndice de equipamentos, que indica a intenção de investimentos em máquinas, ficou em 58,5 e o indicador de insumo foi de 86 pontos em outubro o que sinaliza uma baixa no consumo em virtude dos altos custos dos mesmos diante da pouca produtividade. No entanto, segundo os pesquisadores o insumo foi o que sofreu menor queda, pois embora o custo destes esteja muito alto, o risco de não utilizar defensivos e fertilizantes e perder ainda mais em produção é grande.


As condições atuais mantiveram-se com os piores números entre os produtores rurais, com um indicador em apenas 49,1 pontos no levantamento de outubro. Os dados são apurados em entrevistas telefônicas com base em uma amostra de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 estados brasileiros.


Soja


AgroFEA realiza também um levantamento específico para soja, que mostrou pessimismo do produtor da cultura assim como o ICPRural. Em outubro, o Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPSoja) ficou em 60,7 pontos, ante 75,6 em julho e 114,4 em outubro do ano passado.


Fonte: Estadão Conteúdo. 4 de novembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja