• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa inicia neste sábado em Mato Grosso do Sul‏


Sexta-feira, 31 de outubro de 2014 - 09h37

Inicia neste sábado (1/11) a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2014 nas regiões do Pantanal e Planalto de Mato Grosso do Sul.


Na região de Fronteira (antiga zona de Alta Vigilância), esta segunda fase começou no dia 1º de outubro, com prazo final em (15/11). Já no Planalto a vacinação vai até (30/11) e no Pantanal até (15/11) (veja a tabela abaixo).



A imunização é obrigatória para todas as faixas etárias, ou seja, de mamando a caducando, nas regiões de Fronteira e Pantanal (para os produtores optantes da etapa de novembro). No Planalto deverão ser vacinados apenas os animais de 0 a 24 meses.


Até 15 dias após o término da campanha, o produtor deverá fazer a declaração de vacina no site da Iagro - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal: http://www.iagro.ms.gov.br/.


Desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Já na fronteira a condição foi restabelecida em 2011. A conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados.


Segundo o diretor-secretário do Sistema FAMASUL - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Ruy Fachini, os produtores rurais tiveram um papel importante no reconhecimento internacional.


"Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial, atingindo assim um índice de cobertura vacinal acima de 98,0%. É um excelente percentual que comprova o comprometimento do setor em relação à sanidade animal. Esse status auxilia pra que MS se mantenha como importante exportador de carne bovina, atraindo mercados importantes", destacou.


Fonte: FAMASUL. 30 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja