• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MAPA divulga documento com definições sobre áreas de refúgio


Terça-feira, 21 de outubro de 2014 - 08h57

Foi divulgada na segunda-feira (20/10) pelo Ministério da Agricultura (MAPA) uma ata da última reunião do Grupo Técnico-Científico sobre Manejo de Resistência de Insetos-Praga a proteínas Bt (GTMR), que analisa as áreas de refúgio para as culturas transgênicas. O encontro aconteceu no dia 10 de outubro, em Brasília (DF), entre especialistas indicados pela Portaria 953/14.


Entre os principais itens afirmados estão as decisões sobre alguns princípios e orientações gerais para a definição das recomendações técnicas para áreas de refúgio.


- Quanto maior a área de refúgio, maior a longevidade ou durabilidade da tecnologia. Dessa forma, seria recomendável uma ampliação periódica dos percentuais de área dedicada ao refúgio, levando-se em conta a disponibilidade de sementes não Bt - diz o documento.


A definição dos percentuais e características do refúgio deve levar em conta não apenas a sua eficiência no manejo de resistência, mas também a sua aplicabilidade prática pelo agricultor.


Com relação às recomendações de percentuais em vigor, conforme as empresas detentoras das biotecnologias, o GTMR entendeu que, de uma forma geral, elas estariam adequadas para a próxima safra. A recomendação técnica para a cultura do milho na safra 2014/15, para todas as tecnologias, foi de 10,0% da área para refúgio, no mínimo. Para a soja recomenda-se atualmente uma área de refúgio de, no mínimo, 20,0%.


No que se refere à cultura do algodão, a recomendação das empresas ainda não foi padronizada, mas a mais adequada para a cultura, segundo o grupo, seria de 20,0% de área de refúgio, com aplicação de inseticidas na área quando o índice de infestação atingir 25,0%.


As próximas reuniões do GTMR estão previstas para os dias 6 de novembro e 1º de dezembro de 2014.


Fonte: Canal Rural. 20 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja