• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Concessões de crédito no Brasil caem em agosto, mesmo após medidas de estímulos


Segunda-feira, 29 de setembro de 2014 - 09h13

Mesmo após as recentes medidas de estímulos anunciadas pelo Banco Central, as concessões no mercado de crédito no Brasil continuaram recuando mais de 2,0% em agosto, ao mesmo tempo em que a inadimplência não cedeu, em meio ao cenário de atividade econômica fraca e inflação elevada.


Segundo informou o BC na sexta-feira (26/9), as concessões de empréstimos com recursos livres recuaram 2,2% em agosto sobre julho, quando a queda havia sido de 2,3%.


Considerando as concessões totais, incluindo as feitas também com recursos direcionados, a queda foi de 0,5% em agosto, sobre a retração de 3,9% no mês anterior.


No final de julho, o BC anunciou uma série de medidas - como redução no recolhimento de parte dos compulsórios à vista - para estimular o mercado de crédito, com capacidade para injetar 45,0 bilhões de reais na economia.


Menos de um mês depois, repetiu a dose ao divulgar mais ações, dessa vez com capacidade para colocar mais 25,0 bilhões de reais.


O BC informou ainda que o estoque total de crédito no Brasil subiu 1,0% em agosto, acelerando sobre o avanço de 0,2% do mês anterior. Assim, o estoque foi a 2,86 bilhões de reais, ou 56,8% do Produto Interno Bruto (PIB).


No mês passado, a inadimplência no mercado de crédito brasileiro no segmento de recursos livres ficou em 5,0% em agosto, igual ao patamar visto em julho. Considerando os recursos totais, a inadimplência também ficou estável, em 3,1%.


No período, o spread bancário - diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa efetivamente cobrada ao consumidor final - ficou em 21,2 pontos percentuais no segmento de recursos livres, ante 21,4 pontos percentuais vistos em julho. No crédito total, o spread recuou a 12,7 pontos no mês passado, sobre 13,1 pontos em julho.


O BC informou ainda que a taxa média de juros no segmento de recursos livres fechou agosto em 32,2%, um pouco menor que os 32,3% em julho. No crédito total, os juros ficaram em 21,1, frente à taxa de 21,4% apurada no mês anterior.


Fonte: Reuters. Por Luciana Otoni. 26 de setembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja