• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas favorecem plantio da safra de verão em Mato Grosso e Paraná


Sexta-feira, 19 de setembro de 2014 - 09h18

A soja e o milho começam a temporada 2014/15 com o pé direito, pelo menos em relação ao clima. A chegada de chuvas que somam até 70 milímetros nas regiões que abrem o plantio da safra brasileira de verão - entre quinta e sábado - favorece a germinação e o início do desenvolvimento vegetativo das plantas.


No Paraná, o plantio de milho de verão chega a 24,0% da área prevista, conforme a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). As lavouras serão 14,0% menores, limitando-se a 573,0 mil hectares, de acordo com estimativa do Departamento de Economia Rural (DERAL). A soja, que cresce 3,0%, para 5,0 milhões de hectares, ainda não aparece no balanço oficial da SEAB. A semeadura da oleaginosa começou semana passada nas regiões Oeste e Sudoeste.


Mato Grosso, que também está iniciando o plantio de soja, começa a medir o avanço das máquinas nesta semana. A região de Sapezal, uma das que plantam primeiro, também recebe chuvas até sábado. A previsão do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) é de aumento de 4,0% no cultivo, o que significa que há 8,8 milhões de hectares a serem semeados nos próximos três meses.


Clima


70,0 milímetros de chuva estão previstos para Toledo, no Oeste do Paraná, entre quinta-feira (18) e sábado. A Somar Meteorologia informa que uma frente fria está avançando sobre todo o Sul do Brasil e deve provocar chuvas torrenciais; especialmente a Oeste e Norte de Rio Grande do Sul e Santa Catarina e faixas Sul e Sudoeste do Paraná.


"A frente fria avançará entre sexta e sábado sobre o Sudeste, mas serão observadas chuvas apenas sobre o estado de São Paulo e mesmo assim, a região noroeste poderá não registrar chuvas nesses próximos dias, mantendo as condições desfavoráveis ao desenvolvimento dos canaviais e laranjais da região. Já no restante do estado onde haverá registros de chuvas, essas auxiliarão a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo um mínimo necessário ao desenvolvimento das lavouras.


Essa condição de tempo mais fechado e chuvoso também será observado no Mato Grosso do Sul e sobre a região oeste do Mato Grosso. Em Minas Gerais apenas a região sul é que deverá registrar chuvas entre sábado e domingo, mas os volumes serão baixos e, portanto, insuficientes para permitir a ocorrência da florada do café.


No Mato Grosso e em Goiás, o tempo seguirá aberto, com exceção apenas da faixa oeste mato-grossense que poderá registrar algumas pancadas de chuvas isoladas durante esse final de semana, devido a passagem da frente fria pelo Sul do Brasil.


As tais chuvas plantadeiras só deverão ocorrer mesmo no final de setembro e início de outubro no Mato Grosso, mas lembrando que como não há mais El Niño, ainda haverá uma grande oscilação no regime de chuvas em todo o Sudeste e Centro-oeste.


Nas regiões produtoras de grãos do Nordeste (MAPITOBA), o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas. Desse modo, as temperaturas máximas continuarão acima da média. Sendo que as chuvas só deverão ocorrer em meados de outubro.


Fonte: Agronegócio gazeta do povo. 18 de setembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja