• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Greve de trabalhadores da alfândega paralisa exportação de grãos da Argentina


Sexta-feira, 19 de setembro de 2014 - 09h13

As exportações de grãos e seus derivados da Argentina foram paralisadas na quinta-feira (18/9) devido a uma greve nacional de quatro dias iniciada por trabalhadores alfandegários, que exigem melhores salários, disse a Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas (CAPyM).


O protesto do Sindicato Único Aduaneiro da Argentina ocorre num momento em que os agricultores argentinos continuam a enviar grandes quantidades diárias de soja e milho para portos do país, visando às exportações.


A Argentina é um dos principais exportadores de alimentos. Com uma alta taxa de inflação, que analistas estimam que poderia chegar a 40,0% este ano, as greves para reivindicar salários tornaram-se comuns no setor de exportação agrícola, causando sucessivos atrasos nos embarques de produtos.


"Não há atividade nos portos de grãos. Tudo o que é exportação e importação pelo oceano vai esperar quatro dias", disse à Reuters Guillermo Wade, gerente da CAPyM.


A Argentina é o principal fornecedor mundial de óleo e farelo de soja. Também é o quarto exportador global de milho.


O protesto dos trabalhadores aduaneiros afeta particularmente a zona portuária de Rosário, que inclui os distritos de San Lorenzo, Puerto General San Martín e Timbúes, por onde são embarcados cerca de 80 por cento das exportações agrícolas do país.


Fonte: Reuters. 18 de setembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja