• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Leilão da Santanna comemora Bodas de Prata


Sexta-feira, 12 de setembro de 2014 - 09h19

No próximo dia 21/9, mais uma vez, a Fazenda Santanna abre suas porteiras para a realização do seu consagrado leilão anual. Este ano, a empresa comemora a vigésima quinta edição consecutiva e irá colocar na pista de Rancharia, 200 Touros das raças Nelore e Brahman, apartados na cabeceira do plantel.


O rebanho de matrizes da Santanna é selecionado por fertilidade, tem habilidade materna e precocidade sexual além de extrema beleza racial. Já os touros são criados ao pé das mães, sem nenhum artificialismo até completarem o desmame aos oito meses. Na fase seguinte são recriados a pasto e estão prontos para o leilão em torno dos 28 meses.


Depois de tantos anos realizando grandes eventos, o mercado aprovou a genética Santanna. Veja o que diz Nilberto Alves, administrador da Fazenda Turmalina: "Nos surpreendemos com a safra de bezerros este ano, animais frutos de Touros Santanna. A docilidade do gado é muito boa.


Compramos cinco touros Nelore no primeiro ano. O resultado foi tão bom que compramos mais 25 no ano seguinte e depois mais 44 touros. O índice de prenhez aumenta ano a ano. Com os touros Brahman da Santanna a história é melhor ainda, desmamamos fêmeas de 271kg de média. Temos tudo para atingir os 302kg de peso na desmama. Ficamos sempre contentes".


Para Bento Mineiro, o que mais contribui para que os clientes comprem e voltem a comprar é a garantia total dada pela fazenda. "Nossos touros não quebram nunca. Trabalham sem parar nas fazendas de nossos clientes e estão produzindo bezerrada consistentemente precoces e pesadas"- garante.


O Leilão, que acontece domingo, dia 21/9, vai ser transmitido ao vivo para todo Brasil pelo Terra Viva e a organização está a cargo da Estância Bahia Leilões e quem vai bater o martelo é o Adriano Barbosa, leiloeiro com larga experiência na comercialização de reprodutores.


Santanna tem 40 anos de história na pecuária


A Fazenda Santanna nasceu em 1974, em Rancharia - SP, em terras adquiridas da Companhia Wilson, onde se encontrava a antiga Fazenda Continental.


Na década de 80, a vacada PO foi apartada com dois objetivos. Primeiro, produzir reprodutores Nelore PO para o uso próprio e segundo, fazer cruzamento das vacas Nelore PO com o banco genético da raça Angus, formando por absorção, o Brangus, núcleo racial em que a Santanna foi pioneira na formação no centro-oeste e sudeste do Brasil.


No ano de 1995 foi introduzida a raça Brahman, com a aquisição de animais do famoso criatório da Cabanha Las Lilas, da Argentina. E em 1997, foi importado o plantel do criador Guilhermo Caballero Vargas, rebanho que pertencia a Cia. Liebigs (frigoríficos). Este plantel selecionava Brahman, há 55 anos, totalmente a pasto, com foco em fertilidade, precocidade e sobretudo pelos aprumos fortes e prepúcios curtos, que deu origem a um gado rústico adaptado à realidade da pecuária tropical.


A ampliação do Brahman na Fazenda Santanna se deu importando material genético, sobretudo da Colômbia e Austrália reforçando a capacidade do rebanho a ter alto desempenho nas nossas condições de criação extensiva a pasto.


Em 1989, a empresa realizou em Rancharia, seu primeiro leilão exclusivo que chega neste 2014 à sua 25ª edição, comemorativa de Bodas de Prata.


Fonte: Fazenda Santanna. 11 de setembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja