• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Inclusão do açúcar em programa de armazenagem deve ser votada pelo CMN


Sexta-feira, 12 de setembro de 2014 - 09h08

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve incluir em sua pauta de votações, na próxima reunião, marcada para o dia 25/9, a inclusão do açúcar nas linhas de financiamento do governo para armazenagem, afirmou hoje o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo.


O Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), criado dentro do Plano Safra 2013/14, e voltado a produtores rurais e cooperativas, oferece juros de 4,5% ao ano, até 15 anos para pagamento e três anos de carência, e foi lançado com a intenção de reduzir o déficit de armazenagem existente hoje no país. No entanto, contempla por enquanto apenas grãos.


Na última terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia anunciado ao setor sucroalcooleiro que essa medida seria tomada para estimular a infraestrutura de armazenagem de açúcar. Anunciou também a inclusão dos exportadores de açúcar e etanol no Reintegra, que permite que algumas empresas brasileiras exportadoras recuperem até 3,0% da receita decorrente da exportação.


Uma fonte do governo informa que, no primeiro ano de vigor do PCA, foram contratados cerca de R$4,80 bilhões. O montante total disponível por ano safra é de R$5,00 bilhões até a safra 2017/18. O desembolso do programa ainda não foi divulgado oficialmente.


Fonte: Valor econômico. Por Cristiano Zaia. 11 de setembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja