• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Embargo russo a alimentos pode custar 5,0 bilhões de euros por ano à Europa


Quinta-feira, 4 de setembro de 2014 - 09h04

A proibição imposta pela Rússia às importações de alimentos da Europa, como parte da resposta de Moscou às sanções impostas pela União Europeia pela crise na Ucrânia, pode custar 5,0 bilhões de euros à UE por ano, de acordo com um documento interno do bloco visto pela Reuters.


A Rússia, que representa o segundo maior mercado para produtos alimentícios da UE atrás dos EUA, decretou em 6/8 uma proibição de um ano às importações de frutas, vegetais, laticínios e carne da Europa.


Esses itens representam quase metade das exportações de alimentos do bloco para a Rússia.


Grandes exportadores de frutas e vegetais como Polônia e Holanda já estão sentindo o impacto do embargo, e a Comissão Europeia, o Poder Executivo da UE, está buscando formas de compensar os produtores ou encontrar novos mercados para os alimentos.


A Alemanha, que liderou a decisão da UE de impor sanções à Rússia, também está sofrendo, por ser o principal exportador de carne e laticínios do bloco europeu.


"No total, as restrições temporárias aplicadas pela Rússia possivelmente comprometem 5,0 bilhões de euros do comércio", diz o documento, que foi apresentado a comissários europeus em Bruxelas nesta quarta-feira.


As exportações totais de alimentos da UE para a Rússia foram de 11,8 bilhões de euros em 2013, e os produtos abrangidos pela proibição russa representaram 5,10 bilhões de euros em exportações em 2013, segundo o documento.


O documento foi feito após uma análise do impacto do embargo produto a produto. Apesar de as medidas poderem prejudicar consumidores russos, representam também um revés para a economia estagnada da zona do euro, que tenta evitar uma nova recessão.


Fonte: Reuters. Por Robin Emmott. 3 de setembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja