• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Argentina restringe exportações de carne bovina, dizem entidades


Segunda-feira, 25 de agosto de 2014 - 09h08

As principais entidades agrícolas da Argentina disseram que o governo federal restringiu as exportações de carne bovina, em um novo capítulo na luta de anos entre a indústria e a presidente Cristina Kirchner.


Porta-vozes do governo contatados pela Reuters não forneceram informações sobre a possível interrupção dos embarques da Argentina, que ainda é um dos principais exportadores de cortes de carne bovina, apesar da redução das exportações nos últimos anos.


"A Confederação Rural Argentina (CRA) rejeita a medida do governo nacional para interromper as exportações de carne bovina, sendo mais uma medida estranha, errada e negativa para todo o setor agrícola", disse a associação de produtores em um comunicado de imprensa.


O governo federal restringe há anos as exportações de carne, milho e trigo para garantir o abastecimento local de alimentos e evitar aumentos de preços em um país que sofre com alta inflação de mais de 30,0% ao ano, segundo estimativas privadas.


"Mais uma vez assistimos a mesma decisão autoritária para, na prática, bloquear as exportações de carne, medida que foi o início da crise no setor em 2006", disse a Sociedade Rural Argentina (SRA), por meio de um comunicado.


Em 2013, a Argentina exportou 201,68 mil toneladas de carne bovina no valor de US$981,00 milhões, de acordo com o Ministério da Agricultura.


Nos primeiros seis meses de 2014, 84,45 mil toneladas foram embarcadas, no valor de US$437,00 milhões.


Em 2005, o último ano em que as exportações não foram limitadas, de acordo com os sindicatos do setor, as exportações do país sul-americano haviam totalizado 771,43 mil toneladas.


Fonte: Reuters. Por Nicolas Misculin. 22 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja