• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Contração da economia da Rússia amplia temores de recessão


Segunda-feira, 25 de agosto de 2014 - 09h05

A economia da Rússia contraiu em termos anuais por dois meses seguidos, informou na sexta-feira (22/8), o Ministério da Economia, ampliando as preocupações de que o país pode estar caminhando para uma recessão em meio às sanções ocidentais devido à crise da Ucrânia.


Em relatório semanal de monitoramento macroeconômico, o ministério estimou que o Produto Interno Bruto contraiu 0,2% em julho em comparação com o ano anterior, após queda de 0,1% em junho.


As estimativas do ministério de contração em junho e julho contrastam com sua projeção anterior de crescimento de 0,6% em junho, após expansão de 1,3% em maio.


"É uma revisão bastante forte", disse o economista-chefe do ING Dmitry Polevoy. "Em geral, esse é um sinal preocupante que sugere que a economia continua a perder fôlego."


O governo projeta oficialmente crescimento econômico de 0,5% em 2014, embora autoridades do Ministério da Economia tenham dito nas últimas semanas que esperam crescimento de cerca de 1,0%.


Polevoy afirmou que esse número parece cada vez mais difícil de alcançar. O crescimento foi de 0,7% nos sete primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os últimos números do ministério.


"O risco de número anual negativo no PIB em 2014 é ainda alto, e esses riscos estão provavelmente crescendo devido às tensões geopolíticas", disse.


Economistas consultados pela Reuters no final do mês passado projetam que a economia crescerá apenas 0,3% em 2014.


Fonte: Reuters. Por Jason Bush e Maria Kiselyova. 22 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja