• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo fará reunião para ajustar normas de refúgio de transgênicos


Quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 09h15

O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel, irá se reunir na quinta-feira (14/8) com representantes de associações de produtores e empresas de biotecnologia para avançar na elaboração da norma para as áreas de refúgio em lavouras transgênicas.


"A ideia é sair com o texto o mais harmonizado possível para que possamos encaminhar ao ministro e então ser publicado. Faltam apenas alguns detalhes que precisam ser alinhados", disse Rangel, em nota publicada pelo ministério.


Participarão da reunião entidades como a Abrapa, que representa os produtores de algodão, a Aprosoja e a Abramilho, de grãos, a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Agricultura Biológica (Agrobio), a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) e a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).


O objetivo da técnica do refúgio é garantir a suscetibilidade dos insetos por meio do plantio de sementes convencionais junto aos  transgênicos Bt (Bacillus thuringiensis) nas culturas da soja, do milho e do algodão.


Esses espaços ainda não são regulamentados no Brasil e necessitam de parâmetros federais, inclusive para fiscalização, conforme o ministério. A intenção é que sejam adotadas regras semelhantes às utilizadas nos Estados Unidos e na Austrália, mas com padrões adaptados à realidade brasileira.


Fonte: Valor Econômico. Por Mariana Caetano. 19 de agosto de 2014.


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja