• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportações de algodão devem crescer em Mato Grosso até o fim do ano


Quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 09h14

As exportações de algodão em Mato Grosso devem subir nos próximos meses, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Números da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) apontam que o Brasil ainda pode exportar 500,0 mil toneladas até o final do ano. O Estado possui representação histórica de 60,0% nos embarques brasileiros. Com isso, as 92,6 mil toneladas exportadas pelo estado até o momento podem se elevar em 300 mil toneladas até dezembro.


Em julho, Mato Grosso exportou 5,2 mil toneladas de pluma, arrecadando US$9,9 milhões, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Segundo o levantamento, julho de 2014 registrou o menor volume embarcado desde junho de 2011.


Na última semana, a área colhida no estado era de 55,0% dos 646,0 mil hectares de algodão. Apenas na última semana, que a colheita voltou a todo vapor, o avanço registrado foi de 94 mil hectares, o maior desde o início da safra, ultrapassando a safra passada em 34 mil hectares. Com a produtividade parcial de 255 arrobas por hectare, se estima que 1,22 milhão de toneladas de algodão em caroço foram retiradas do campo.


O atraso é de 70 mil hectares em relação à média das últimas quatro safras. Segundo o IMEA, atraso já era esperado, considerando que parte da semeadura do algodão foi realizada após o encerramento da janela ideal, consequentemente atrasando o desenvolvimento e colheita da fibra, situação agravada pelas chuvas de julho, que praticamente pararam a colheita no Estado. Espera-se agora que a colheita mantenha o bom ritmo, já que segundo a SOMAR não deve chover nos próximos 30 dias.


Sobre os preços, o IMEA registrou leve alta na média do Estado na semana passada. A cotação fechou a R$50,04 por arroba, valorização de 0,3%.


Fonte: Canal Rural. 19 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja