• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Custo de produção da pecuária de corte no Brasil sobe mais que arroba, diz CEPEA


Segunda-feira, 11 de agosto de 2014 - 08h51

Os custos de produção da pecuária de corte tiveram forte alta no primeiro semestre nas principais áreas produtoras do Brasil, superando o incremento no preço da arroba, puxados pelos gastos com reposição de animais e suplementação mineral, mostrou o acompanhamento do Centro de Estudos Avançados em Economia (CEPEA).


Os números do estudo, divulgados em informativo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostram que o preço médio do Custo Operacional Total (COT) subiu 10,7% e o Custo Operacional Efetivo (COE) 12,9% nos primeiros seis meses de 2014, nos 11 principais estados produtores.


No mesmo período, o preço do boi gordo subiu 8,56%, com o maior percentual de alta desde 2010, conforme a média mensal do Indicador ESALQ/BM&FBovespa, num momento em que o Brasil registra exportações recordes de carne bovina.


A alta dos custos superior ao preço pago pela arroba ao produtor mostra um aperto das margens dos pecuaristas, que tiveram no primeiro trimestre preços nominais recordes, acima de R$125,00/arroba.


No segundo trimestre, alegando menores vendas no atacado, frigoríficos tentaram adquirir o boi a valores mais baixos.


Os custos com o bezerro para a pecuária de corte subiram 22,0%, segundo o acompanhamento do CEPEA, enquanto a suplementação mineral avançou 4,5%. Os custos com mão de obra no período aumentaram 6,7%.


"Além dos preços recordes do bezerro, a valorização dos suplementos minerais, contribuiu para elevar os custos", informou o CEPEA, acrescentando que a pressão do gasto foi maior no segundo trimestre.


O COE refere-se às despesas do setor ao longo do ano, enquanto o COT inclui também o custo de oportunidade do capital investido.


Fonte: Reuters. Por Fabíola Gomes. 8 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja