• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço do milho influencia a intenção de confinar gado em Mato Grosso


Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 09h28

Os pecuaristas de Mato Grosso estão pouco mais otimistas com o confinamento de gado neste segundo semestre. Segundo levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) a pedido da Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), a expectativa de confinar no estado teve aumento de 2,6% no levantamento de julho em comparação com os dados coletados no mês de abril.


Caso se confirme, serão confinados 745,58 mil animais em 2014, frente a perspectiva de 726,66 mil animais registrada em abril. A redução no preço do milho, principal insumo utilizado na atividade, é considerado a responsável pelo aumento do número de gados confinados. O preço da saca do cereal teve queda de 44,19% nos últimos três meses, passando de R$20,13 para R$11,23.


O superintendente da ACRIMAT, Luciano Vacari, alerta que a redução no preço do milho não pode influenciar na cautela que o produtor deve ter ao planejar o confinamento.


- Não é só de milho que se confina gado. O pecuarista deve continuar tratando a atividade como um negócio, que pode ter seus riscos. A situação pode comprometer a renda do produtor se não houve planejamento - pontua.


De acordo com o levantamento do IMEA, foram entrevistadas 146 pessoas. Dessas, 56,8% afirmaram que tem intenção de confinar, 4,1% estavam sem previsão e 37,6% não irão fazer o confinamento. Entre as regiões pesquisadas, o Médio-Norte se destaca com aumento de 15,9% nos confinamentos, elevando de 132,77 mil para 156,94 mil animais.


Por outro lado, no nordeste do estado a intenção reduziu 6,31%. Outras regiões importantes também registraram quedas, são elas: o Centro-Sul e o Sudeste, pontuando com reduções de 2,94% e 2,06%, respectivamente.


Fonte: Canal Rural. 07 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja