• Domingo, 14 de dezembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Situação dos mananciais de São Paulo pode se agravar ainda mais

Apenas no decorrer de outubro que as chuvas devem começar se regularizar.


Enquanto os termômetros batem o recorde de frio nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, no interior do estado paulista, o nível dos mananciais bate recordes de falta de água. Segundo especialistas, entre os meses de agosto e setembro, o tempo vai ficar ainda mais seco e quente o que deve aumentar o consumo de água tanto no campo quanto nas áreas urbanas. A situação dos reservatórios deve se complicar ainda mais.

- Teremos uma demanda evaporativa que diminui o nível dos mananciais - afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Segundo Oliveira, apenas no decorrer de outubro que as chuvas devem começar se regularizar no sudeste, sendo que o próximo verão deve ter volumes entre 150,0 a 200,0 milímetros acumulados no interior de São Paulo, por exemplo, valor que ainda fica abaixo da média.

Nesta sexta-feira uma frente fria consegue avançar para o Sudeste. No entanto, o sistema vai passar mais pela costa e deixar o tempo mais nublado do que com chuva entre o oeste do rio de janeiro e em todo o litoral do estado de São Paulo. Os acumulados serão mais significativos nas regiões próximas da divisa entre os dois estados. A aproximação do sistema provoca ventos fortes no litoral, no interior de São Paulo e no Sudeste de minas gerais.

Os efeitos da atuação desta frente fria no Sudeste serão bem semelhantes aos que ocorreram nos últimos dias, com ventos fortes e queda das temperaturas, porém esta última será com menor intensidade.

Nas demais áreas da região, o tempo fica firme e ensolarado, com amplitude térmica alta, ou seja, pela manhã as temperaturas ficam baixas e na parte da tarde faz calor, principalmente no oeste paulista e nas regiões mais ao norte de minas gerais. A umidade do ar no interior mineiro fica baixa com valores abaixo dos 35,0%. Para a agricultura e para o nível dos reservatórios, esta frente fria não traz mudanças significativas.

Fonte: Canal rural. 7 de julho de 2014.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja