• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Aprosoja-MT propõe obrigatoriedade do refúgio no Brasil


Segunda-feira, 4 de agosto de 2014 - 09h14

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) divulgou uma nota técnica propondo o estabelecimento da obrigatoriedade da adoção do refúgio no Brasil. A entidade informa, em nota, que a iniciativa foi motivada pela falta de regulamentação da prática no país.


O refúgio é utilizado para evitar a criação de resistência a tecnologias usadas nas lavouras, especialmente a Bt. Consiste no plantio de um porcentual de sementes convencionais junto com as transgênicas para manter a população de pragas sensível à tecnologia. A regulamentação desta prática é defendida por representantes do setor. E as próprias empresas fornecedoras das tecnologias têm suas recomendações para cada cultura.


Na semana passada, durante evento na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, o ministro Neri Geller, informou que o assunto ainda está em discussão no governo e que as normas devem estar prontas dentro de quatro a seis meses.


"Participamos de vários fóruns de discussão com os maiores pesquisadores de biotecnologia e de resistência a insetos. Analisamos questões técnicas, comerciais, ambientais, agronômicas. Esta nota técnica expressa a visão consensual dos produtores de soja e milho de Mato Grosso", comenta o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, no comunicado.


De acordo com a Aprosoja-MT, a nota sugere que o refúgio seja adotado em uma área que corresponda a pelo menos o percentual recomendado pelas empresas de biotecnologia. As companhias, por sua vez, devem apresentar ao Ministério os protocolos de pesquisa e experimentação de cada tecnologia comercializada.


"Outra proposta é a criação de um grupo técnico-científico para acompanhar os eventos de resistência a insetos e pragas. Sua principal missão deve ser o monitoramento da eficiência de cada tecnologia em campo", informa a nota da Aprosoja-MT.


Fonte: Globo Rural. 1 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja