• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Missão no México gera expectativa positiva para vendas de aves e suínos do Brasil


Quinta-feira, 31 de julho de 2014 - 09h16

Após uma intensa agenda de encontros realizados no início da semana com o governo mexicano e com a iniciativa privada local, a missão composta por representantes da associação brasileira de proteína animal (ABPA) e pelo ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA) - em parceria com a agência brasileira de promoção de exportações e Investimentos (APEX-Brasil) - volta da Cidade do México com boas expectativas sobre a abertura do mercado para a suinocultura e expansão de negócios com a avicultura do brasil.


Liderando a equipe brasileira, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, e o secretário de relações internacionais do MAPA, Marcelo Junqueira, reuniram-se nesta segunda-feira (28) com representantes da secretaria da economia (equivalente ao ministério da fazenda brasileiro) e da secretaria de agricultura, pecuária, desenvolvimento rural, pescas e alimentação (o "Ministério da Agricultura" local) do governo mexicano. Os vice-presidentes de aves, Ricardo Santin, e de suínos, Rui Eduardo Saldanha Vargas, também participaram da missão, juntamente com membros do ministério brasileiro.


Em encontro com o diretor geral de comércio exterior mexicano, Juan Diaz Mazadiego, Turra destacou o potencial brasileiro para atuar em complementaridade à demanda do país norte-americano.


"O governo mexicano demonstrou interesse em expandir os embarques de aves. Também há a oportunidade de abrir o mercado para as exportações de carne de peru, para até 100,0 mil toneladas. Destacaram, ainda, que há necessidade de intensificar a importação de material genético avícola, e que o Brasil pode se configurar em um grande provedor. Também nos passaram expectativas bastante positivas com relação à agilização de missões para a abertura à carne suína brasileira", disse Turra.


Já na reunião com representantes da secretaria de agricultura local, o secretário de relações internacionais brasileiro firmou uma agenda de trabalho com as autoridades mexicanas para a expansão dos embarques na avicultura e abertura para a carne suína do brasil. Ele destaca que o momento é favorável, frente às necessidades e à demanda mexicana por produtos avícolas e suinícolas.


"A ação foi exitosa, muito além de nossas melhores expectativas. O evento foi uma prova dos bons resultados que a integração da iniciativa privada e do governo, vista nesta ação em parceria com a ABPA", destacou Junqueira.


Na manhã desta terça-feira (29/7), a ABPA e o MAPA, juntamente com o embaixador do Brasil no México, Marcos Raposo Lopes, organizaram um workshop para importadores mexicanos. "Tínhamos a expectativa de adesão máxima de 60 participantes. Entretanto, mais de 80 empresários estiveram conosco, demonstrando quão favorável é o cenário para os negócios com o Brasil", enfatizou Turra.


Durante o evento realizado na Embaixada Brasileira, Turra, Santin e Vargas - da ABPA - ressaltaram a excelência sanitária brasileira - um dos pontos de maior preocupação para os empresários presentes.


"O fato de exportarmos para o Japão e para os estados unidos serviu como aval para validar nossas qualificações como fornecedor seguro, com status sanitário diferenciado. Foi notável, também, o forte interesse do empresariado em genética avícola e carne de peru", ressaltou o presidente da ABPA.


Fonte: ABPA. 30 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja