• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção de laranja deve aumentar em São Paulo apesar da queda na exportação de suco


Quarta-feira, 16 de julho de 2014 - 08h51

A produção de laranja deve aumentar no estado de São Paulo, o que favorece a indústria, de acordo com relatório do Rabobank, divulgado na segunda-feira (14/7), em função das condições climáticas do primeiro semestre. Apesar disso, a falta de chuvas implica na provável redução de tamanho das frutas em relação ao ano anterior. De acordo com informe dos produtores regionais, espera-se atingir uma média de 300 milhões de caixas do produto.


O início do ano foi marcado por queda nas exportações de suco de laranja concentrado congelado (FCOJ) e suco diluído (NFC). Até maio, as vendas externas totalizaram 375 mil toneladas, redução de 25,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em valores, as exportações brasileiras diminuíram 30,0%, o que corresponde a US$679,00 milhões.


Nos primeiros cinco meses de 2014, o preço médio de venda por tonelada foi de US$1.809,00, sendo que boa parte do volume é negociado em contratos fechados com antecedência. Mesmo sem acompanhar os preços praticados no mercado, o valor foi 5,6% menor do que o registrado em 2013.


O inverno rigoroso nos EUA pode explicar, em parte, a redução do consumo da bebida. A mudança no clima e as férias do meio do ano, tradicionalmente elevam a demanda no segundo semestre. De qualquer forma, as exportações totais em 2014 não devem superar um milhão de toneladas.


Fonte: Globo Rural. 14 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja