• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportação de carne bovina cresce 12,7% no 1º semestre, diz ABIEC


Terça-feira, 15 de julho de 2014 - 09h23

O Brasil exportou 762,0 mil toneladas de carne bovina no primeiro semestre de 2014, volume 12,7% maior na comparação com as 675,7 mil toneladas observadas em igual período do ano passado. Em receita, o incremento foi de 13,3%, com um recorde de US$3,40 bilhões, ante US$3,00 bilhões há um ano. Os dados foram divulgados na segunda-feira (14/7), pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).


Conforme a entidade, o crescimento se deve especialmente pela demanda de Hong Kong e Rússia, que continuam liderando o ranking de mercados importadores de carne brasileira.


"O Brasil também consolida sua posição como maior fornecedor no Norte da África, com crescimento expressivo nos mercados do Egito, Líbia e Argélia", explica o presidente da ABIEC, Antônio Jorge Camardelli, em nota. "Nós também registramos resultados interessantes em mercados como Angola (que quase dobrou suas importações no período." Em relação ao mercado dos Estados Unidos, a queda de 15,4% no volume exportado em relação ao mesmo período do ano passado é um alerta para as indústrias, indicando que as restrições devidas aos resíduos de ivermectinas no produto industrializado brasileiro continuam, destaca a ABIEC.


No período, a carne in natura registrou um crescimento, tanto em volume quanto em faturamento, superior a 15,0%. Já as exportações de industrializados tiveram queda de 2,51% no semestre por conta das restrições no mercado norte americano.


Considerando-se apenas o mês de junho, houve incremento expressivo de exportação para Líbano (128,8% de aumento em faturamento e 126,9% de incremento em volume) e Líbia (faturamento 313,0% superior a junho de 2013 e aumento de 272,0% em volume).


Fonte: Estadão. 14 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja