• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Teste instantâneo para presença de formol no leite deve chegar ao mercado em agosto


Quinta-feira, 10 de julho de 2014 - 09h27

Até agosto, deve chegar ao mercado uma fita que detecta a presença de formol no leite. A ideia, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Brasília, surgiu após a descoberta da contaminação no leite produzido no Rio Grande do Sul, durante operações do Ministério Público Estadual.


Poucas gotas de leite na fita e alguns minutos depois já é possível ver o resultado. O contato do líquido com o papel - que contém produtos químicos que reagem à presença de formol - resulta em uma coloração rosa, se o leite estiver puro, ou violeta se houver contaminação. Atualmente, o resultado do exame na amostra enviada para o laboratório demora, no mínimo, 24 horas.


- A gente tem conseguido (diagnosticar) contaminações muito baixas, dependendo do produto, com 0,1%, 0,2% de formol já é detectado no kit. A dificuldade é determinar quanto, mas a presença a gente consegue determinar - explica o professor de química, Paulo Anselmo Ziani Suarez.


A fita Zero-f foi criada a partir da dissertação de mestrado do professor de química da Universidade de Brasília. O projeto começou com a identificação de metanol no combustível e se desenvolveu para a identificação de formol no leite e em produtos de beleza e higiene.


- É uma forma de detectar a não conformidade do produto. Pode ser uma forma da própria agência que regula se assegurar se está havendo uma contaminação, e também estender para o próprio consumidor, caso ele tenha essa dúvida - diz Guilherme Bandeira, também professor de Química.


Por enquanto, a fórmula foi vendida para uma empresa, mas sem exclusividade. O produto deve estar disponível no mercado já no segundo semestre deste ano.


- Até o final de julho, estamos com essa produção fechada e com custo final de R$1,0 por fita. Vai ser vendido em embalagens de 20 a 100, dependendo do cliente - diz o empresário Renato Santana de Oliveira.


Fonte: Estadão Conteúdo. 9 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja