• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

FAESC quer linha de crédito para reconstrução de instalações rurais após enchente


Segunda-feira, 7 de julho de 2014 - 09h02

A abertura de linhas de crédito para a reconstrução de instalações agrícolas afetadas pelas enchentes de junho é a reivindicação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) para atender cerca de 1,5 mil famílias rurais prejudicadas.


Em junho, o território catarinense teve recorde histórico em precipitações pluviométricas. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, o acumulado de chuva superou os 500 milímetros, representando o triplo da média histórica esperada para o mês. Em 20 dias, ocorreram duas enchentes: uma no Vale do Itajaí e Planalto Norte no início do mês e, outra, a pior desde 1983, no Rio do Peixe, Planalto Sul e Vale do Itajaí, na última semana de junho.


De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), o último evento severo de chuva foi causado por sistemas meteorológicos instáveis que ficaram estacionados em Santa Catarina, durante quase uma semana, provocando chuva persistente e intensa na maior parte do Estado. A região onde mais choveu foi o Oeste, com valores acima de 400 mm, chegando a 430 mm em Chapecó, cuja média climatológica é 175 mm para junho.


O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, expôs que, neste ano, as perdas não foram grandes na produção porque não há, nessa época do ano, grandes culturas no campo. A exceção é o trigo, cereal típico do inverno, mas cultivado nos lugares elevados, não atingidos pela enchente.


No segmento leiteiro, a previsão é de redução da produção em consequência da diminuição do alimento, pois grande parte das pastagens foi afetada pelo excesso de chuva. Pelo menos 40% dos criadores terão aumento de gasto com a alimentação das vacas, pois o estrago nas pastagens exigirá maior aquisição de ração.


Os grandes prejuízos este ano localizam-se na estrutura produtiva, como nas instalações agrícolas, nos aviários, criatórios de suínos, estábulos, paióis, armazéns, residências, entre outros.


- As famílias rurais sofreram e sofrem com essa verdadeira hecatombe hídrica e precisam de apoio para o reparo de suas propriedades e a volta ao trabalho - coloca o presidente.


Em razão desse quadro, a FAESC propõe que o Banco do Brasil crie uma linha especial para a realocação e a construção de instalações agrícolas, oferecendo condições facilitadas de prazos de encargos financeiros. Pedrozo lembra que o déficit habitacional rural catarinense, estimado em 17.000 habitações, foi ampliado com as cheias de junho.


Fonte: Canal Rural. 4 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja